quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Guest post de Josi Short: Escolhas, simplicidade e equilíbrio


ESCOLHAS, SIMPLICIDADE E EQUILÍBRIO


Um pouquinho de lazanha, um bocadinho de feijoada, arroz e macarrão.  Uma colheradinha de farofa, pois brasileiro nenhum resiste.  Mais um tantinho de purê de batata e umas folhinhas de alface para decorar.  Para amenizar a consciência, uma lasquinha de peito de frango grelhado e um tiquinho de camarão ao molho de ervas.  Com o mega prato na bandeja, a senhorinha elegante pediu uma Coca gelada, seguiu impávida e feliz da vida em busca de uma mesa.
Ficção?  Que nada!  Verdade verdadeira.  Presenciei, horrorizada, a cena dantesca num restaurante self-service, na chic Aldeota dessa Fortaleza calorenta e caótica.
Escolhas, escolhas...  Difícil tarefa para quem está com fome e a oferta é generosa e variada.  Observadora da paisagem humana, eu me aflijo ou me deleito com o comportamento tresloucado dos famintos, especialmente em restaurantes do tipo self-service.  Em nossa cidade há espaços gourmet deliciosos, bem decorados, profusão de pratos para todos – onívoros e vegetarianos também.  Sempre cheios, caros e lotados de gente, com ou sem pressa, a fazer ... escolhas.  Poucos são os que conseguem seguir a razão, buscar a simplicidade e o equilíbrio. Parece até que o cérebro, diante de tantas opções, fica obtuso.   
Percebo, também, que muitos vegetarianos ainda não se conscientizaram da necessidade de criar combinações e fazer escolhas de pratos bem equilibrados.  Já vi pratos gigantescos e combinações grotescas.
A decisão de se adotar o vegetarianismo vai além de modismo ou de uma alimentação isenta de carne.  Ser vegetariano é um caminho de vida, um estilo de se viver que implica em escolhas conscientes e mudanças profundas.  Mas esse não é o tema do guest post.  Meu objetivo é contribuir para que os leitores do ‘Queijo não Sangra’ sejam ainda mais conscientes em suas escolhas e nas combinações alimentares a fim de se beneficiarem com uma dieta equilibrada e saudável.  Gostaria de enfatizar que o texto a seguir se baseia em leituras sobre o tema, aconselhamento de minha médica fito-terapeuta e o viver vegetariano há quatro anos.  Para quem deseja mudar de dieta ou quem já segue o vegetarianismo, sugiro que se busque orientação, informação, aconselhamento médico. 
1.    Uma alimentação equilibrada é essencial todos os dias para manter o equilíbrio das funções orgânicas. Precisamos de proteínas, carboidratos, sais minerais, vitaminas e lipídios.  Traduzindo, para se formar um prato equilibrado, necessitamos no mínimo, de um dos cereais, um dos feijões, uma das sementes, um dos legumes, uma das raízes e folhas verdes. 
Os alimentos vegetais são divididos em sete grupos, de acordo com suas características, propriedades e valores nutricionais:
a)    CEREAIS: arroz, aveia, trigo, milho, cevada, quinua, centeio, ...
b)    LEGUMES: abobrinha, abóbora, brócolis, berinjela, chuchu,  vagem, couve-flor, pepino, ...
c)    LEGUMINOSAS (feijões): preto, fradinho, lentilha, ervilha, soja, grão-de-bico, ...
d)    RAÍZES: batata-doce, beterraba, cenoura, cará, inhame, nabo, macaxeira, rabanete, ...
e)    SEMENTES E OLEAGINOSAS; castanhas, avelã, nozes, gergelim, girassol, linhaça, amêndoas, abacate, coco, ...
f)     VEGETAIS (todas as folhas verdes comestíveis): acelga, alface, rúcula, agrião, repolho, espinafre, ...
g)    FRUTAS.

2.    Há alimentos que não combinam.  Quando a minha médica disse que meus problemas de saúde residiam, principalmente, na combinação não favorável dos alimentos, a ‘ficha caiu’.  Absolutamente verdade!  Inicialmente, deve-se evitar uma grande variedade de alimentos na mesma refeição.  Nosso fígado agradece!  Frutas e leguminosas (feijões) não se dão bem.  Frutas ácidas + leite ou frutas ácidas + frutas doces são combinações não favoráveis.  Frutas e hortaliças causam fermentação.

3.    Há combinações harmônicas dos alimentos.  Por exemplo: cereais + legumes + verduras e oleaginosos. Verduras + legumes + oleaginosos (sementes).  Proteínas + verduras + hortaliças e cereais.  Frutas ácidas com frutas ácidas; frutas doces com frutas doces. 

4.    É importante verificar a combinação das frutas para evitar a fermentação e a dificuldade digestiva. Aprendi com a minha médica que melancia e melão não combinam entre si, nem com outra fruta ou alimento.  Frutas doces combinam com frutas semi-ácidas e frutas doces entre si.  Frutas ácidas combinam somente com frutas ácidas.
·     Frutas ácidas: abacaxi,, laranja, limão, tangerina, acerola, morango, maracujá. 
·        Frutas semi-ácidas: ameixa, goiaba, maçã, pêra, uva, manga.
·        Frutas doces: mamão, banana, laranja lima.

5.    Reduza ou evite a quantidade de gordura saturada na alimentação.  Prefira assar ou cozinhar os alimentos no vapor. Frituras devem ser evitadas. 

6.    Adote produtos integrais e aumente a ingestão de fibras.

7.    Ingira alimentos crus diariamente pois os mesmos são alimentos vivos que geram vitalidade, limpam e renovam o sangue.

8.    Diminua o consumo de açúcar e doces em geral.  Use melado ou açúcar mascavo e tente abolir o açúcar branco que é carregado de produtos químicos. 
Para finalizar, é sempre bom lembrar que o alimento é uma dádiva.  Ele deve ser preparado e ingerido com respeito, tranqüilidade e alegria. As diversas texturas, cores e sabores combinados harmonicamente, geram o equilíbrio do corpo e da mente.  Sinta prazer ao comer.  Bom apetite!
PS.: Agradeço aos ensinamentos da Dra. Fátima Uchôa e da autora Maria Laura Garcia Packer, cujo livro ‘Vegetarianismo: sustentando a vida’, foi e é incentivo e inspiração.

5 comentários:

  1. Agradecimentos a minha querida Josi Short que contribuiu com esse post maravilhoso!

    Realmente, self-services são locais a serem observados. Muita opção me deixa bem tonta e eu venho tentando agir como se eu estivesse em casa e tivesse pensado em uma refeição que combinasse e não ir simplesmente empurrando o que couber no prato. Nutrir-se antes de saciar a fome...e isso não quer dizer jamais deixar de satisfazer o paladar. Há alimentos que anulam um ao outro. A moça do texto, que misturou feijoada com lasanha. Não dá para sentir o gosto nem do feijão e nem do molho de tomate.

    Há misturas que não agradam ao paladar, fomos simplesmente acostumados à elas. Comer laranja com feijoada para ajudar a digestão, por exemplo, é só hábito.

    ResponderExcluir
  2. Dear Jamie,

    Obrigada pelo carinho. Foi uma delícia escrever sobre o que acredito e pratico. Amei o layout!

    ResponderExcluir
  3. Muito Bem!!! Você expõe as ideias em que acredita e que determinam seus hábitos, escolhas e resultam na qualidade da saúde.

    ResponderExcluir
  4. Adorei descobrir seu blog, as postagens são maravilhosas!!!! Sempre lembro de vim por aqui dá uma olhada nos posts novos mas sempre esqueço de comentar!! Parabéns

    ResponderExcluir