Receitas testadas e aprovadas!

LASANHA DE BERINJELA A BOLONHESA

Ingredientes:
Para a lasanha:

Duas beringelas grandes
Bastante queijo (entre 500g e 700g)
1 fio de azeite de oliva para untar a fôrma

Para o molho bolonhesa:
1 pacote de molho de tomate (ou a mesma quantidade de molho caseiro)
500g de Proteína de soja texturizada
Duas cebolas
1 pimentão verde
Cominho em pó
Curry em pó
1 tablete de caldo de legumes
Azeitonas cortadas à gosto
Um pouco de sal e colorau

Preparo do molho:
Despeje a soja em uma panela pequena, cubra com água até dois dedos acima da soja não hidratada. Adicione meio caldo de legumes desmanchado na água e ferva. Escorra com ajuda de um escorredor de macarrão, lavando a soja em água corrente. Reserve.
Refogue a cebola, adicione o pimentão, o caldo de legumes e os temperos em pó com um pouco de água. A idéia é criar uma sopinha concentrada para receber a soja. Adicione a soja, certificando-se que a sopinha consegue atingir toda a soja. Somente agora adicione as azeitonas. Tampe por dois minutos mexendo de vez em quando. A soja estará pronta quando a água secar. Prove a soja durante todo o processo para checar se ela está pegando o tempero. Na verdade, qualquer tempero pode ser utilizado, mas é necessário entender que, diferente da carne, a soja requer mais tempero. Use sua criatividade.

Com a soja pronta, adicione o molho. Você não usará a soja toda, apenas uma parte dela. É importante que o molho fique grossinho e que haja mais molho que soja. Caso queira, é possível adicionar a soja que acabou se ser preparada como uma das camadas.

Para o preparo da lasanha:
Lave bem, retire a casca e corte as berinjelas no sentido do comprimento em fatias bem finas. Ela servirá como substituta da massa da lasanha. Coloque as fatias de molho em água com um pouco de sal e algum tempero em pó. Deixe a berinjela assim por dez minutos a quine minutos, mudando as fatias de posição de vez em quando. A berinjela soltará uma água escura. Escorra e lave bem as fatias. Eu gosto de refogá-las na cebola, mas é opcional.

Despeje um fio de azeite de oliva em uma fôrma para untá-la. Alterne camadas de berinjela, molhando as fatias com o molho e cobrindo com queijo. Adicione mais soja se preferir. É importante cobrir a última camada com bastante queijo. Leve ao forno. Assim que o queijo gratinar (uns preferem mais queimadinho, outro menos), está pronta. É possível que a berinjela solte um pouco de água. Caso goste da lasanha mais sequinha, retire a lasanha do forno, escorra um pouco da aguinha e retorne ao forno.

Essa receita foi testada e aprovada. Caso a sua saia um pouco diferente, não deixe de comentar!


BOLINHOS DE ARROZ DA JOSI SHORT
(rende 6 bolinhos gigantes)
1 xícara de arroz integral cozido
1 xícara de cenoura ralada
6 azeitonas (prefiro as pretas) picadas
1 colher de sopa de pimentão (gosto do vermelho) picadinho
1 colher de sopa de cebolinha verde (não uso a palha, somente o tronquinho branco) picadinha
1 dente de alho amassado
2 colheres de farinha de trigo para dar a liga
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de shoyu
1 pitada de cominho moído
Pitadinha de orégano
  • Misture todos os ingredientes, junte a farinha de trigo aos poucos até você sentir que deu a liga para fazer os bolinhos.  Se for necessário, acrescente um pouco mais de trigo.
  • Unte um pirex de vidro com óleo.  Ponha uma gota de azeite (ou óleo) nas palmas da mão e faça os bolinhos.  Eles ficam meio molinhos e você pode moldar os bolinhos com a ajuda de uma colher de sopa.
  • Coloque os bolinhos no pirex e leve para assar em forno médio por 30 minutos.
Rápido e deliciosos esses bolinhos de arroz!  Experimente e me diga o resultado!
Aproveite o forno ligado e faça também tomates recheados com ricota temperada, ou queijo cottage.  Se você quiser, eu envio a minha receita.
Gente, vou ficar devendo a fotinha, mas em breve!