segunda-feira, 11 de julho de 2011

"Tem alguma coisa sem carne?" ou onde comer fora de casa

Às compras!


A: Tem alguma coisa sem carne ?
B: Temos sim, o sanduíche misto.
A: Mas tem presunto no sanduíche misto. Eu quero algo completamente sem carne.
B: Mas presunto não é carne. É presunto de peru.
A: E peru é uma folha, minha senhora?



Aproveitando o tempinho que o guest post da Yvanna me deu (obrigada pelo texto, Yvanna!), andei fazendo algumas pesquisas para um post o qual quero desenvolver há um certo tempo. Pensei em fazer uma espécie de guia do que comer e onde comer quando é necessário alimentar-se fora de casa. No post anterior, falei sobre minha falta de vontade de comer fora de casa, mas às vezes é necessário. Então, para você que está, como eu, começando nessa vida de vegetariana ou para você que acha que ser vegetariano é passar fome, aqui vão algumas dicas e curiosidades no mínimo interessantes (e às vezes até indignantes!).

Embora não more mais por lá, é no Benfica que minha vida acaba funcionando. E em um bairro de universitários, era de se imaginar que um vegetariano tivesse uma vida um pouco mais feliz, mas não é verdade. Ainda há um tantão de falta de informação por parte das pessoas que vendem alimentos. Parte dessa falta de informação, na minha opinião, é culpa dos próprios vegetarianos. Com vergonha, medo ou até de saco cheio das piadinhas que sempre surgem quando alguém diz ser vegetariano, raramente o vegetariano pede um alimento específico para sua dieta. A pergunta é sempre: "tem algo só de queijo?" ou "isso aqui tem presunto?" Com perguntas assim, o comerciante jamais vai achar que existe a demanda que justifique a produção de alimentos vegetarianos....e assim, vamos todos ficar azuis de comer salgados e sanduíches de queijo. Longe de querer ser chata, eu venho adquirindo uma outra postura. Não é vergonhoso ser vegetariano e se as pessoas não vão entender quando eu perguntar "há alguma refeição vegetariana?" e eu vou soar esnobe, não tem problema: tenho 25 anos, sou professora e me sobra paciência para explicar para algum desavisado o que um vegetariano come ou não. Nem que eu produza folhetos explicativos sobre o vegetarianismo e distribua todas as vezes em que eu for comer fora. Talvez eu ainda tenha essa paciência por estar no comecinho, mas espero conseguir manter essa postura.Vem dando certo até então. Vejamos o caso do Café Vitrola.

Essa semana fui ao lindinho Café Vitrola, que fica sobre a Livraria Lua Nova, vizinho ao Shopping Benfica e utiliza o cardápio dos cafés Santa Clara espalhados pela cidade. Há pouquíssimas opções sem carne, mas o nome "Empada de Palmito" me fez salivar de emoção. Quando a empada (linda, por sinal) veio, foi o Val que percebeu a presença no mínimo estranha de...FRANGO? Isso mesmo, frango. Prontamente as empadas foram levadas embora e pude substituir o pedido pois havia frango não informado no cardápio e como vegetarianos, não comeríamos. O garçom pediu desculpas e informou que o fornecedor das empadas havia mudado e que eles iam reclamar ao mesmo. A única outra coisa sem carne era um quiche de ricota com espinafre e foi assim que mascamos uma espécie de plástico de gosto bem desagradável em substituição a linda mas fingida empada. A experiência não foi boa, mas em algum dias voltei ao Café Vitrola e tão logo cheguei, fui informada que a empada de palmito ainda continha frango, mas que eles estavam tomando providências e gentilmente a garçonete me mostrou outras opções no cardápio, além de adaptações possíveis. Eu sequer disse nada ao chegar lá e a informação me foi dada assim, educadamente, o que me fez, mesmo sem fome, devorar o Supremo, um sanduíche que contém presunto mas que foi substituído por muito, muito queijo. Saí satisfeita e ela também - ela sabe que ganhou uma cliente fiel e que há um público vegetariano que frequenta o café. Se eu tivesse catado o frango da empada ou dado a empada para minha mãe comer, eu nunca teria impactado positivamente daquele local. Há quem vá dizer:"ótimo, você ficou como a chata que não come carne". Mas eu prefiro isso a me surpreender com um pedaço de carne em uma refeição que não deveria contê-la.

Mudança parecida aconteceu nas lanchonetes do Centro de Humanidades da UECE, o velho CH. Duas das cantinas, a do Frank e a da tia da ponta direita (esqueci o nome dela D:), já comercializam (em uma frequência meio torta) salgados com soja e com ricota. Isso porque apareceu quem pedisse. O restaurante universitário da UFC possui sempre uma opção vegetariana e acredite, muitos onívoros optam por ela. No restaurante universitário da UECE, ainda há uma luta pela opção vegetariana. Não sei em que pé a discussão está já que a comunidade do orkut destinada à divulgação anda bem desatualizada. Mas é questão de tempo.

A coisa vem mudando, mas ainda há muitas armadilhas. Se o almoço se der no Shopping Benfica, as opções aumentam em número, mas não em qualidade. O Kalzone comercializa cinco kalzones vegetarianos: o de brócolis, o Jeri (com ricota e espinafre), o Marguerita, o Quatro Queijos e o Palmito. Todos deliciosos e alguns deles com massa integral. O McDonalds no Brasil ensaiou um sanduíche chamado Veggie Crispy, mas rapidamente foi descoberto que o sanduíche continha frango em seu molho (veja neste artigo) e foi processado por grupos vegetarianos por propaganda enganosa. O lanchonete Real Sucos possui um sanduíche de ricota com berinjela refogada, mas, conforme o garçom me informou, não é um sanduíche pronto, é uma adaptação possível a um dos sanduíches naturais deles. Pelo Bob's você passa direto. E vai direto ao Subway. Mas o Subway merece um parágrafo à parte.

Há lugares que você pensa que entendem um vegetariano. É grande e retumbante o nome "Vegetariano" no cardápio, mas é uma decepção só. O subway Vegetariano de 15 cm custa R$ 9,50 e é pão, queijo e salada. Os mesmos pão, queijo e salada de qualquer outro sanduíche, só que sem a carne. A quantidade de queijo não muda. Tomate seco continua sendo adicional. Sequer mais salada vem no sanduíche. Daí a gente analisa o sanduíche de frango promocional, que custa R$ 5,50. Ele é a mesma coisa que o Vegetariano, só que com uma fatia de peito de frango. Um preço bem menor por um produto igual. Na época que percebemos tal absurdo, eu ainda não era vegetariana e fui com o Val até o Subway perto daqui de casa fazer o teste. E se pedíssemos o sanduíche de Frango só que sem frango? Subway lotado, atendentes fazendo sanduíche em série (cada um cuidando de uma das fases), Val faz o pedido sem o Frango. A atendente fica confusa e diz que sem o frango o sanduíche ficaria registrado como Vegetariano, mais caro. Val pede que o frango seja colocado no outro sanduíche, no caso, o meu. A atendente o faz, mas ainda confusa e com medo. A vontade dele era de  pedir o pedaço de frango em um guardanapo e jogá-lo prontamente no lixo, mas é comida. Não é porque não faz parte da sua dieta que você deve estragá-la assim. A história toda serviu para provar que é o mesmo sanduíche, só que mais caro. Como pode um sanduíche SEM um dos ingredientes mais caros ser mais mais caro que um sanduíche COM o mesmo ingrediente? Caso o Subway quissesse mesmo fazer mesmo um sanduíche vegetariano, seria com ingredientes vegetarianos como soja, palmito, milho ou ainda pelo menos mais dos ingredientes que o Vegetariano já possui. Comida vegetariana não é só sem carne: é sem a carne, mas com ingredientes que a deixe gostosa e nutritiva.

Tantos vegetais...mas tão poucas opções para vegetarianos

Ainda no Shopping, falemos dos restaurantes de comida à quilo. A coisa não é melhor por lá. Nem se você quiser vestir a camisa do estereótipo vegetariano de só comer folha, você será feliz. 70% das saladas contêm presunto, frango defumado ou bacon(?). Você come tudo com medo, já que não há garantia nenhuma de que caldos de carne ou frango tenham temperado o arroz escolhido. Há poucas opções além de comidas com batatas. E os vegetarianos que lá vão comem calados, catando ou eventualmente comendo sem querer um pedaço de presunto perdido em uma salada de maionese.

Mas nem tudo é tristeza e sofrimento para um vegetariano tentando se alimentar pelo Benfica. Fui informada que há uma marmitaria vegetariana nas proximidades da faculdade de Economia, na Avenida da Universidade. Há também o ma-ra-vi-lho-so Verde Lima, um restaurante orgânico no Bairro de Fátima com opções vegetarianas (foi lá que Val e eu comemoramos 9 meses de namoro o/ S2). Mesmo sendo caro, não deixa de ser uma opção. Lembrando: ter opção não é retirar a carne dos restaurantes, mas ter opções para quem não quer comê-la. No próprio Verde Lima há pratos com frango e peixe, mas eles são bem descritos e come quem quer.

Lanço o apelo aos vegetarianos que lerem esse post: assumam-se vegetarianos. Não tenham vergonha de parecerem militantes ou causadores de confusão por solicitarem ao comércio a produção de alimentos que se adequem ao seu estilo de vida. Você não é um monstro (no máximo um little monster:D) por não comer carne, você é um consumidor que gostaria de pagar um preço justo e de ter opções para se alimentar da forma que você escolheu. Esse não é um apelo só meu, mas mundial, como bem descreve esse manifesto do site Conduta Vegetariana.

E no resto da cidade, quais as opções que você conhece? Você já pensou sobre opções vegetarianas nos locais os quais você frequenta? 

Por hoje é só, dêem uma olhada na página de receitas ao lado direito do blog. Hoje postarei a receita maravilhosa da Lasanha de Beringela, indicada pela Yvanna mas com sérias adaptações.

7 comentários:

  1. Jamie, o negócio é chegar a ser rude, infelizmente. Eu cansei de ser tratada como fresca nos estabelecimentos, sabe? Não permito. Exijo respeito. Às vezes você precisa ser tão firme que chega quase a rudeza. :/

    ResponderExcluir
  2. E só assim vamos mudando, de pouquinho a pouquinho. Não dá pros estabelecimentos comerciais fecharem os olhos para um público que existe - e cresce dia após dia. Muita gente pensa que a única vegetariana do mundo é a Phoebe do Friends...

    ResponderExcluir
  3. Dear Jamie,
    Grata por mais um post interessante e que me deu fome no finzinho dessa tarde friorenta e cinzenta!

    Entendo seus argumentos, lamento, mas não partilho de alguns deles. Eu não tive problemas ao me tornar vegetariana. E olhe que foi de um dia para o outro que me tornei vegana. Imposição médica acatada imediatamente. Bom, mas isso não vem ao caso! Confesso que as duas primeiras semanas foram cruéis pois eu também fui proibida de comer pão, massas, doces, leite, ovos, e de carbos somente arroz integral 'ou' inhame. Claro que no início a gente se sente, no mínimo, diferente de todas as outras criaturas carnívoras do planeta terra. Vale salientar que já não comia carne e raramente frango.

    Eu não creio que seja necessário apregoar que se é vegetariano, ou isso ou aquilo. O que eu sou é resultado de conquistas e amadurecimento e ser vegetariana, ou casada, ou professora, etc... não me define. Somos maiores, múltiplos.

    Enfim, o Verde Lima - Fátima foi o meu porto seguro no início da minha jornada vegetariana. Depois da inauguração do VL - Aldeota (por ser mais perto de nosso apartamento)esse foi durante algum tempo a nossa opção mais frequente. Lá tive a oportunidade de conhecer uma autora de livro de receitas veganas, num ótimo encontro com direito a degustação. Como sempre cozinhei com prazer, e quase que diariamente, a vida foi e é mais fácil e as opções são muitas e saborosas. Entretanto, sempre almoçamos em algum restaurante da cidade às sextas-feiras. E, sinceramente, não encontrei/encontro tantos problemas. Sempre há uma opção de massa ao sugo, ou um risoto de funghi, que satisfazem. Se no meio da semana decidimos ir a um restaurante self-service (Dom Pastel, L'Orange, Hortelã, Limone, Regina Diógenes) sempre há opções vegetarianas - tortas de espinafre com ricota, de alho-poró com cebolas, torta de queijo, de legumes, etc... E sempre há nesses restaurantes mencionados, arroz integral com pedaçinhos de tomates secos e berinjela, feijão verde com legumes deliciosos, e saladas sem maionese,legumes cozidos no vapor, massas recheadas com ricota e tomates secos ou espinafre. Portanto, é possível, para um vegetariano, comer razoavelmente bem nos restaurantes da cidade! Devo dizer que esses restaurantes self-service não são tão baratos.

    O restaurante Tilápia tem duas opções vegetarianas no cardápio e a minha favorita é a Berinjela à Parmegiana que eu peço com macarrão alho e óleo. O sofisticado Soho (andar térreo da Livraria Cultura tem robatas para vegetariano nenhum botar defeito: espetinhos de queijo, cebola, shitaki) além de muitos legumes que estão no cardápio e são grelhados com um molho de soja delicioso.

    Uma dica: quando o restaurante não oferece um prato vegetariano, eu vou para a parte de acompanhamentos e lá eu descubro coisinhas deliciosas. Até em churrascarias a gente consegue comer bem pois as saladas e acompanhamentos são interessantes. O que acontece é que a maioria dos cearenses só vai a esses lugares pela carne e se esquecem da melhor parte que está lá disponível para ser 'atacada'. É bom lembrar que eu não frequento churrascarias - o cheiro de carne me dá náuseas.

    Outra dica: eu negocio com o garçon ou com o chef, mudanças em pratos do cardápio. Assim, sutilmente, eles percebem que há um público mais exigente que não come arroz com batatas, nem batatas recheadas de carne do sol. Quem sabe da próxima vez, haja novidades no cardápio?! Já aconteceu!

    Para finalizar, eu não como soja e nenhum desses substitutos que imitam 'bifinho de carne' 'carne moída' ou coisa parecida. Há receitas ótimas e livros de culinária interessantes. Tenho alguns e vou até reservar um deles para você!

    Um abraço carinhoso e até o próximo post!
    Bom apetite! Saúde!

    ResponderExcluir
  4. Engraçado o lance do Subway... o_O #comassim?!

    ResponderExcluir
  5. Oi Josi, só agora pude comentar seu comentário maravilhoso.
    Primeiramente, agradeço sua frequência por aqui e de tantos outros.A maioria das pessoas que por aqui passa não deixa um comentário, mas comenta pessoalmente ou pelo facebook. É ótimo saber que há leitores assíduos e que acompanham cada post. Sinto-me apoiada.
    Concordo quando você fala que somos múltiplos. Ninguém é "o professor" ou "a vegetariana" e essa rotularização não é interessante e nem é o que eu proponho. O que eu peço é o reconhecimento de que o público vegetariano existe. Há entradas, há guarnições, opções...mas elas são mesmo opções? Será que batata frita pode ser considerada uma opção? Salada é bom, mas só salada com....arroz? O que é acompanhamento para o onívoro, acaba sendo a única alimentação disponível ao vegetariano. E ainda há outro detalhe.: não há como saber se aqueles alimentos foram produzidos sem carne, ou sem o caldo de carne ou frango, bacon...é um tiro no escuro. O vegetariano não é reconhecido como um público consumidor em restaurantes populares e muitas vezes nem nos mais sofisticados. Tem como adaptar? Tem. Mas é exatamente isso que eu trago à discussão: por que ter que sempre conversar com o garçon, ou sempre buscar as guarnições, sempre viver à margem quando somos um público que cresce dia após dia? Viver assim, à margem dos cardápios, me dá uma sensação estranha de que ser vegetariano é algo errado, radical, absurdo. Pessoas comuns são vegetarianas, pessoas famosas como Paul McCartney, Natalie Portman, Madonna, Drew Barrymore, Einstein, Rita Lee, Rodrigo Santoro...Tanta gente que é vegetariano, e em Fortaleza, o único restaurante de comida onívora (que eu conheço) que possui uma página do cardápio dedicada às refeições vegetarianas é o Pasto e Pizza.

    Lembro que antes mesmo de ser vegetariana, eu gostava da idéia de ter uma comidinha especial para mim, sem bichinhos. Era com cuidado que eu preparava, nas oportunidades que me surgiram, a comidinha especial da Ananda ou do Val. É um cuidado, um carinho. Um entender que, por opção minha, por um estilo de vida que eu preferi ter (ou até mesmo quando você foi obrigado por motivos de saúde, como no teu caso, Josi), eu não como carne, mas sou uma cliente e o restaurante quer que eu volte e me traga mais pessoas como eu.

    Quanto à soja, quero muito ler o artigo sobre o qual você comentou. Vai que rende um post?

    Um abraço, Josi! Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Gente, não li os comentários por isso posso ser redundante no meu, mas ainda no benfica, temos o Mandir (que acaba sendo vegetariano por ser hare khrisna). Lá você come bem por R$ 8,00 e ainda tem um copo de suco e docinho de goiaba.

    Conheço a tal marmitaria, ela fica na esquina da casa de uma amiga também vegetariana. Nunca comi de lá, mas tenho vontade.

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Danielle, eu esqueci do Mandir! Mas vou fazer a versão ERRATA desse post com os lugares que eu esqueci.

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir